Inovação e Sustentabilidade

Apresentação

É com grande satisfação que lançamos em novembro de 2011 o Comitê de Inovação e Sustentabilidade da Swedcham. Esta iniciativa foi impulsionada principalmente pelo desejo de muitos de nossos membros em criar um ambiente propício ao debate de temas cada dia mais relevantes no ambiente empresarial.

A inovação e a sustentabilidade são temas interdependentes e que devem ser abordados simultaneamente pelo Comitê, uma vez que a inovação é definida como qualquer iniciativa na organização que permita ganhos de eficiência no processo produtivo de bens de consumo ou mesmo na prestação de serviços, mas que deve ser aplicada com a maior economia e preservação dos recursos naturais possível, ou seja, de forma sustentável.

Nos seis primeiros meses do Comitê, tivemos o grande prazer de realizar, na sede da Swedcham, nosso evento de lançamento, com a participação efetiva de membros de prestigiadas empresas de infraestrutura, energia, consultores de Meio Ambiente e Inovação, Swedish Trade Council, entre outros.

Nossa primeira reunião de trabalho foi realizada a convite da Bloomberg, em São Paulo, onde compareceram novos membros, e foi dedicada ao debate das Energias Renováveis, tema central do Comitê para o primeiro semestre de 2012.

Estamos certos que muitas empresas associadas à Swedcham são referências mundiais em muitos dos temas que pretendemos abordar. Mas para que essa discussão possa alcançar a qualidade e excelência que desejamos, a presença de nossos membros e muito importante. Contamos com você!

Panorama Socioambiental

 

Para entrar em contato com o Comitê você pode enviar uma mensagem pelo nosso Formulário de Contato ou através do e-mail [email protected].

Coordenador

Edvaldo Santos é Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para o Cone Sul. E, como tal, lidera atividades voltadas às redes 5G, robótica em nuvem para manufatura avançada, veículos autônomos, Redes programáveis e sistemas voltados à digitalização dos negócios dos operadores de Telecomunicações.

Edvaldo cursa Mestrado Científico em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem mestrado Científico em Administração Estratégica (2002) e um MBA em Administração de Empresas (1999), ambos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. E é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Lins.

Edvaldo é profissional certificado com ênfase em Administração pela FGV/ICSS desde 2014. E, na FGV, tem participado de bancas examinadoras de dissertações de Mestrado profissional em Administração de Empresas, para temas relacionados à inovação.